Designado com Propósito

   Os temas abordados nessa pregação são: Louvor, Adoração e Oração
Essa é uma pregação/palavra meio estranha. Uma das minhas primeiras pregações não poderia passar batido sem falar de louvor e música. Como inspiração pra essa palavra eu tomei uma música do Fred Hammond chamada I Want My Destiny, além de alguns louvores, passagens bíblicas e chavões usados pelo povo evangélico. Vamos começar falando sobre o Altar.
   Todo altar numa Igreja Metodista (e em muitas outras igrejas) é composto por 4 elementos principais: à esquerda o púlpito representando a palavra de Deus, à direita os instrumentos e os levitas representando o Louvor, e no centro temos a mesa com pão e vinho representando a comunhão e a santa ceia e temos também a cruz, vazia, representando ao mesmo tempo o sacrifício e ressurreição do Rei Jesus. Só que nem todos entendem que essa formulação de altar é para ser parte do nosso viver. O centro do culto não é o louvor, não é a palavra. O centro do culto é a comunhão, coisa que os católicos fazem em toda missa e nós evangélicos deixamos de lado, não damos o devido valor. O centro do culto é o Senhor, é o sacrifício. "Tome a sua cruz dia a dia e siga me". Nós nos tornamos o sacrifício. Cantamos muito bem aquela música do Filhos do Homem:

Eu quero ser o lugar 
Onde o Senhor gosta de estar 
Eu quero ser tua casa favorita 
Quero ser o teu altar
Mas não percebemos que quando catamos isso estamos dizendo que nós somos uma pedra onde sacrifícios são queimados e o cheiro da fumaça que sobe chega à Deus. Não sabemos o cheiro nem a cor dessa fumaça que está subindo ao Trono. O que é que você está queimando dentro de você?

   A definição da palavra louvor nos diz:

Louvor: Ato de enaltecer alguém ou alguma coisa; elogio, apologia.
Louvar: Exaltar, glorificar, elogiar
Louvor no hebraico (terrilá): Exaltar, Glorificar, Honrar
  Quando você louva você não está cantando, nem adorando. Você está elogiando algo ou alguém. Também pensamos que só nós, humanos, louvam, mas será que Deus não louva? Se louva, louva a quem? Oras, ao Homem, mas é claro! Sim, Deus louva o Homem em diversas passagens da Bíblia.
   Davi era conhecido como "um Homem segundo o coração de Deus", mas quem foi que disse isso de Davi? Foi seu pai, foi Samuel, ou talvez o povo de Israel? Não, foi o próprio Deus quem afirmou isso. Deus ali estava louvando Davi.
   Quando satanás subiu ao trono para questionar o Senhor se poderia tentar contra Jó, o que Deus falou de Jó? "Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal." Quanto elogio! Coisa linda de se ouvir de Deus, ein? ^^
Louvor não é o que pensamos que é. E muito menos é o nosso propósito. Como dizem as canções "Se não for pra te adorar" do Fernandinho e "Eu nasci para adorar" do Toque de Poder, só para dar alguns exemplos. Essas músicas são grandes MENTIRAS!! Pois se Deus nos criou somente para o seu louvor, adoração e glória ele é um egoísta, metido e orgulhoso. Características que não encontramos em Deus. Mas se Deus não nos criou para louvar e adorar, qual é o nosso propósito?

   Deixe-me falar de alguns tipos de oração que existem: Ação de graças (riso, alegria), petição (choro, desespero), meditações, súplica, clamor, Louvor e Adoração. Sim, louvor e adoração são tipos de oração, não? Quando você muitas vezes fecha os olhos e diz: "Ah, Deus. Hoje eu só quero ficar aqui te louvando falando que o Senhor é lindo, Aleluia." Você está orando, está falando com Deus, está louvando e adorando em forma de oração. Como a Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5.17: “Orai sem cessar” e no Salmo 34.1: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre em meus lábios”
Se você deve orar sem cessar, elogiar o Senhor em todo o tempo e louvor e adoração são formas de oração, podemos dizer que nosso propósito é orar? Nascemos pra orar, viver de oração?

   Veja um texto agora que muitos usam para provar que nasceram pra louvor e adoração:
Efésios 1.5-6, 11-12:
5 - E nos predestinou (a ser) para Ele, para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua Vontadepara louvor da glória de Sua Graça que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado 
11- no qual fomos feitos herança predestinados segundo o propósito dAquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua Vontade a fim de sermos para louvor de Sua Glória nós os que de antemão esperamos em Cristo.
São apenas algumas versões que trazem este "a ser" ou "a sermos para Ele", mas analisemos este texto:
Deus não nos predestinou para louvor e adoração, mas sim para ELE! Para sermos seus filhos através do sacrifício de Cristo QUE, AÍ, SIM, isto é para “louvor da glória de sua graça”, não nós, o sacrifício. Quando Paulo diz: “a fim de sermos para louvor de Sua Glória” é o fato de sermos designados e escolhidos para sermos seus filhos que deve ser louvado, ou seja, devemos louvá-lo por ter nos escolhido. Somos os troféus de Deus. O fato de ser filho dele o leva à adorá-lo. Nenhum texto na bíblia fala que “nascemos pra adorar”.


   Mas finalmente, então, Deus nos criou para quê? Simples: Se ele nos criou e designou para sermos seus FILHOS, o que esperar de um pai que tem como essência o amor? Nada além do amor. O nosso Louvor e Adoração é conseqüência desse amor.
“Porque Ele nos amou primeiro”
“Deus nos amou com amor eterno”

   Por quê, então, louvamos? Deixa eu te contar uma história:
No princípio de todas as coisas, antes de Deus criar a terra, planta, bicho e Homem, Deus criou o céu. O plano espiritual. Criou os anjos. A começar do arcanjo Miguel (O arcanjo, pois só existe um. Essa história de "arcanjos" não existe já que a própria palavra arcanjo significa primeiro anjo. Se é primeiro é um só, né?). O criou e o determinou como anjo de guerra, de batalha. Todos os anjos liderados por ele seriam anjos guerreiros. Depois Deus criou Gabriel e Deus o determinou para as mensagens, orações e intercessão. Todos os anjos sob seu comando eram mensageiros e intercessores. Depois Deus criou Lúcifer e o determinou, sabemos muito bem, para o louvor e adoração. Sob seu comando estavam os anjos adoradores. Só que Lúcifer, fazendo o contrário de Cristo em Filipenses 2, se orgulhou, deixou-se apegar ao dom dado por Deus e quis estabelecer um trono mais alto do que o do Senhor. O que aconteceu com ele também sabemos. Caiu e foram arrastados com ele a terça parte dos anjos, aqueles que estavam sob seu comando.
  Quando isso aconteceu criou-se uma lacuna, um buraco no plano espiritual. O louvor e adoração do céu passou a não mais existir. Mas quando Deus criou o Homem ele colocou este dom que foi retirado de Lúcifer em nós, humanos. Louvamos a Deus porque Ele nos deu esse dom. Tanto o de amar, quanto o de louvar. A vontade que temos de louvar é natural do ser humano. Somos feitos de carne, alma e espírito. A linguagem do nosso espírito é a adoração através de música e atos de louvor a Deus.
E a inveja do diabo é tão grande que só o que ele tenta é nos impedir de amar, louvar e adorar.

   Agora leia a tradução que fiz da música do Fred Hammond que eu falei lá no começo e tente entender esta mensagem como um todo que fala ao nossos corações de forma tão profunda e ao mesmo tempo clara:
Nasci pra dar o meu melhor
Para aquele que cuja vontade de dar a sua vida, apenas aceitou
E aqui está a razão:
Ele me viu ali sozinho
Meus pecados expiou, ele me comprou
E já não sou mais meu
Quero agradá-lo
Então agora eu sirvo a ele
Que me resgatou e me mantém são
Na presença da sua glória eu encontrei pra minha vida
O seu perfeito e agradável propósito que foi designado
Para me levar ao lugar onde ele precisa que eu esteja
Eu quero o meu destino
Não posso me contentar com a metade ou menos
Do que ele quer que eu seja ou me fez para ser
Eu desejo o todo
Quando eu olho ao redor, vejo que a hora chegou
Meu coração me diz: esse é o meu destino
Não fui chamado pra ficar no banco
Ele não morreu só para o próprio bem
E com o tempo que temos
Não vamos desperdiçar com motivos egoístas
Precisamos buscar primeiro a vontade dele
Encontrar sua vontade sobre o mundo
E quando eles olharem suas vidas do nascimento à morte
Dirão que o viram
Então precisamos serví-lo
Para que ele possa nos manter unidos
E na presença de sua glória encontrarmos
O perfeito e agradável propósito para as nossas vidas
E irmos ao lugar onde ele precisa que estemos
Se você quer o seu destino, venha
Espere, não desista
Se desistisse, seria levantado novamente
A jornada é longa e a luta é difícil
Mas confiamos no senhor e na sua força
Há poder nas palavras dele
E ele nos sonda
Por isso precisamos manter a fé
E acreditar que nosso deus é capaz. Ele é capaz!
Combata o bom combate prosseguindo para o alvo
Até alcançar o favor de deus
E então vamos conhecer e saber
Que o prêmio do seu chamado é muito maior
Este é realmente o meu destino
Este é realmente o meu e o seu destino, amém?
Que a partir de hoje possamos cantar aquela canção do Filhos do Homem com outra visão
Que possamos louvar - COM AMOR
cantar - COM AMOR
adorar - COM AMOR
Que possamos aceitar nosso verdadeiro propósito. Abraçar o amor da mesma forma que é dito em João 3:16, versículo tão conhecido e dito e pouco entendido. Que possamos amar DE TAL MANEIRA e aí então podemos cantar "Quero ser o teu altar" sabendo que o cheiro da fumaça que chegará ao trono irá agradar o coração de Deus.
Deus te abençoe e fique na Paz!
- Leo Jansen

0 comentários:

Postar um comentário