Hagar



O que podemos aprender com Hagar (ou Agar, dependendo da tradução e versão da sua Bíblia)? Mulher, escrava e egípcia. Dada de presente à Abrão por faraó e levada embora de sua terra a força sem razão nenhuma. Inserida em uma terra estranha, com diferentes costumes, cultura e idioma e o pior: Cair nas graças de Sarai, mulher de Abrão.
Vamos ver o que tiramos desta lição.







Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar,
disse a Abrão: "Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela". Abrão atendeu à proposta de Sarai.
Quando isso aconteceu já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, entregou sua serva egípcia Hagar a Abrão.
Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora.
Então Sarai disse a Abrão: "Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços, e agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e você".
Respondeu Abrão a Sarai: "Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor". Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo.
O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur,
e perguntou-lhe: "Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? " Respondeu ela: "Estou fugindo de Sarai, a minha senhora".
Disse-lhe então o Anjo do Senhor: "Volte à sua senhora e sujeite-se a ela".
Disse mais o anjo: "Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar".
Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.
Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos".
Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: "Tu és o Deus que me vê", pois dissera: "Teria eu visto Aquele que me vê? "
Por isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi.
Hagar teve um filho de Abrão, e este lhe deu o nome de Ismael. 

Gênesis 16:1-15
Uma história de família, mais precisamente da angústia de um casal. Já faziam 11 anos que Deus prometera um filho à Abrão. E já faziam 10 anos que eles haviam saído da terra do Egito, expulsos pelo faraó.
Sarai, então, como uma "boa esposa", resolve dar um jeitinho na promessa de Deus. Ela deve ter pensado:
"Ah, já faz muito tempo que o Senhor prometeu um filho ao meu marido. Preciso fazer alguma coisa!"
Imaginem o sentimento de culpa e a ansiedade de Sarai. Imaginem a angústia da espera de Abrão por um filho aos seus 86 anos de idade. Situação delicada.
Então, Sarai tem esta incrível ideia: Oferecer Hagar ao seu marido para assim poder "dar um filho" à ele.
Ela só não imaginava a confusão que isso ia dar.
Ao engravidar, Hagar se enche de orgulho e começa a desprezar e maltratar Sarai. Fico imaginando os deboches da escrava que pertencia ao harém de faraó (ela devia ser bem mais nova do que Sarai):
"Sua velha inútil. Não prestou nem para dar um filho ao seu marido. Agora eu que estou valendo mais que você"
A desavença das duas foi tão grande que Sarai solta os cachorro encima de Abrão. "Que o Senhor seja o juiz entre nós" Olha que afronta! hehehe
Abrão, como um marido muito esperto dá um chega pra lá em Sarai e manda ela se virar.
A passagem nos conta que Sarai foi tão cruel com Hagar que esta não vê outra possibilidade a não ser fugir.
Grávida do patrão, podendo ficar ali de boa com a possibilidade de dar um filho á Abrão, vocês imaginam o nível da briga dessas duas pra que Hagar fique com medo e resolva fugir.

No deserto, ela tem um encontro com Deus. Você pode imaginar este "Anjo do Senhor" como Jesus, Espírito Santo ou o próprio Deus. mas vemos uma certa semelhança no tipo de pergunta que ele faz a Hagar, não?
"De onde vens? Para onde vais?"
Vamos combinar. Deus nos conhece por completo. Ele num faz essas perguntas não, faz? Faz.
Mas essa pergunta não está aí de um modo geográfico ou de localização. Tem mais a ver com origem e destino, passado e futuro, fundamento e alvo. Nós precisamos conhecer a nossa origem, a nossa base. Qual é o nosso chão? De que nos alimentamos? Sem isso não podemos responder para onde vamos! Se Deus te perguntar isso hoje, você é capaz de responder? Nem Hagar soube responder. Repare que ela não responde nenhuma das duas perguntas.

Se árvore falasse e você fizesse essa pergunta, ela responderia mais ou menos isso:
"Venho da terra, cravando minhas raízes e absorvendo todo nutriente que posso.Quando começam a crescer meus galhos, vou em direção à luz, ao sol, à atmosfera. Sempre pra cima. Vou para o céu."

O desejo da semente é virar árvore, crescer, sair da terra, sentir o ar. E mais do que isso: Transformar a essência do ar à sua volta se alimentando de luz, trazer isso para o seu núcleo e exalar ar puro, oxigênio, vida! Este é o papel dela: Exalar vida.
E nós? Qual é a nossa base? Qual é o nosso alvo, nossa meta, nosso futuro?

Repare que o discurso do anjo é incomum. Vemos em outras passagens anjos que vem, entregam a mensagem e vão embora. Este não. Ele fica ali convencendo Hagar. Nos versículos 9, 10 e 11 vemos:
Disse-lhe o anjo; Disse mais o anjo; Disse-lhe ainda o anjo
Podemos imaginar um diálogo aqui ou pelo menos visualizo o anjo falando e Hagar só balançando a cabeça e negando pro anjo ter um certo trabalho de convencê-la. Até o ponto de precisar fazer uma promessa á ela e ao seu filho. Então ela compreende que está falando com o próprio Deus e declara:
"Tu és o Deus que me vê"
Esta visão vai além do físico. Deus nos sonda e acreditamos que neste encontro, Hagar foi curada pelo Senhor. Apenas um olhar de Deus tem poder de curar. Apenas um encontro com Ele tem poder de transformar.

O anjo diz pra Hagar: "humilha-te, submete-se"
Nós compreendemos a cura de Hagar no momento que ela aceita se humilhar e volta para casa de Abrão.
Acontece que Deus não falou nada com Abrão ou Sarai. Deus não curou Sarai. Portanto ela continuava a mesma. E Hagar sabia que estava voltando para a mesma senhora e sabia que ia continuar sendo maltratada. E Sarai não perdoa, a maltrata mais ainda como vemos no capítulo 21:
O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera.
Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.
Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.
Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado.
Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.
E Sara disse: "Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo".
E acrescentou: "Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice! "
O menino cresceu e foi desmamado. No dia em que Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.
Sara, porém, viu que o filho que Hagar, a egípcia, dera a Abraão estava rindo de Isaque,
e disse a Abraão: "Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com o meu filho Isaque".
Isso perturbou demais Abraão, pois envolvia um filho seu.
Mas Deus lhe disse: "Não se perturbe por causa do menino e da escrava. Atenda a tudo o que Sara lhe pedir, porque será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser considerada.
Mas também do filho da escrava farei um povo; afinal ele é seu descendente".
Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.
Quando acabou a água da vasilha, ela deixou o menino debaixo de um arbusto
e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: "Não posso ver o menino morrer". Sentada ali perto, começou a chorar.
Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: "O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou.
Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo".
Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.
Deus estava com o menino. Ele cresceu, viveu no deserto e tornou-se flecheiro.
Vivia no deserto de Parã, e sua mãe conseguiu-lhe uma mulher da terra do Egito. 
Gênesis 21:1-21
Aí vemos que o orgulho e a desavença continuam. Ao ponto de Abraão e Sara cometerem este crime premeditado. Um homicídio doloso é o que eles tramam para Hagar e Ismael. Mesmo Abraão já avisado por Deus que nada aconteceria com eles, isso não se faz. Dar um odre d'água e uns pãezinhos pra uma mulher atravessar um deserto sozinha com o filho. Entregou-os à morte certa. E a Palavra nos confirma isso quando diz que quando acabou o pão e a água, Hagar abandonou o filho embaixo de um arbusto e foi se largar em outro lugar, pois não tinha forças pra ver o menino morrer. Era realmente o último suspiro.
Mas Deus interfere de novo. Escuta o choro de Ismael e consola Hagar.
"Deus lhe abriu os olhos e ela viu uma fonte"
Aqui eu penso que Hagar estava tão entregue a morte que o medo além de tê-la paralisado, a cegou. Alguns dizem que Deus proveu este poço ali naquela hora. Pelo narrar da história eu prefiro acreditar que o poço estava ali e Hagar estava realmente desconsolada e cega de medo. Precisando novamente da cura de Deus.

Mas por quê? Por quê Deus iria se importar e salvar uma escrava egípcia? O filho da promessa já havia nascido. Isaque iria herdar a promessa de Abraão.
Acontece que a promessa estava sobre Abraão e toda a sua descendência. Esta promessa é tão forte que nos alcança nos dias de hoje. Mas naquela época, não tinha como Abraão e Sara ter essa noção. Era impossível eles terem a noção da magnitude dessa promessa! Não interessa da onde Hagar era, no que ela cria, que língua falava. A promessa de Deus estava sobre a descendência de Abraão, desta forma abençoando a própria Hagar que se tornou mãe de um grande povo, de uma grande nação. Nós os conhecemos, eles são tão numerosos quanto nós, cristãos e tanto quanto a população da China! hehehe

Deus nos mostra esses encontros pra ilustrar que hoje precisamos tomar as mesmas decisões deHagar:

  • Quebrar o medo - Não viva com isso dentro de você! Não fuja! Lute!
  • Vencer o orgulho - Um mal poderosíssimo que estende braços de ira, rancor, inveja, ciúme sobre nossas vidas nos impedindo de crescer. Nos paralisando.
  • Nos humilhar e submeter aos nossos líderes e ao nosso Senhor - Você pertence à Jesus? Quantas vezes já cantou isso? Então submeta-se! Trazendo para os dias de hoje: Você está debaixo de uma liderança? Submeta-se! O diabo inventou que se humilhar é errado e o mundo está do jeito que está. A Bíblia nos ensina que seremos exaltados se nos humilharmos. Por quê não fazemos isso então? Se você for capaz de vencer o medo e o orgulho, se humilhar vai se tornar uma coisa tão simples!
  • Conhecer nossa origem e projetar nosso futuro - Aprendamos com as árvores! Deus pode até te dar uma promessa, é o que ele deseja! Mas nós precisamos planejar, projetar nossa vida. É por isso que Deus te pergunta: "Para onde vais?"
  • Abrir os olhos (todos) e enxergar o que Deus nos dá - Pare de pedir. Descanse em Deus. Já parou pra pensar que a bênção pode estar ao seu lado e você não vê? Aprenda a orar e alcançar o que você realmente precisa de Deus

Que essa Palavra te toque assim como ainda me toca. Precisamos nos voltar para essas coisas todos os dias. Começar a vencer inimigos que estão dentro de nós para poder sair por aí. É difícil? Sim. Mas se você, assim como Hagar está passando pelo deserto, clame da maneira correta, ou apenas chore. Deus quer se encontrar com você.
Fique na Paz
- Leo Jansen

0 comentários:

Postar um comentário