Compartilhando: Lei X Fé

"Sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas sim mediante a Fé em Jesus Cristo."
Gálátas 2.16

Esta semana numa discussão sobre ser crente e ser cristão que surgiu no meio do estudo, que meu pai está passando aqui na Igreja, ele respondeu a altura me impactando com essa Palavra de Gálatas 2 do 16 ao 21.
Ela não só mostra a diferença de sermos cristãos e não crentes (v. 20: "Fui crucificado em Cristo, assim não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim."). Paulo coloca a Fé num outro patamar, o que hoje esquecemos com facilidade, e ele o faz sem desrespeitar a Lei, o que é o mais interessante na sabedoria desse grande autor. Ela continua:


"Se porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então Ministro do Pecado? De jeito algum! Se reconstruo o que destruí, provo que sou transgressor. Pois, por meio da Lei eu morri para a Lei, afim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo, assim não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo (carne), vivo-a pela Fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus, pois se a justiça veio pela Lei, Cristo morreu inutilmente!"

Não sei vocês, mas adoro quando Paulo termina com uma exclamação! Pra que pontuar algo que precisa ser GRITADO aos quatro ventos?
Bem, continuando eu gostaria de definir a Lei aqui, me corrijam se eu estiver errado:
No capítulo seguinte (Gl 3) Paulo diz no v. 16:
"Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu Descendente. Não "descendentes", mas Descendente dando a entender que não se trata de muitos, mas apenas um, isto é, Jesus Cristo."
no 19 e no 24 o bicho pega:
"Qual era então o propósito da Lei? A Lei foi acrescentada por causa das transgressões até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa (...)"
"Assim a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que possamos ser justificados pela Fé."

O ser humano mais e mais busca por Justiça, cristãos ou não, nós justificamos tudo. Pessoas, fatos nossos, fatos dos outros, erros. Justificamos lugares, justificamos a nossa Igreja, nossa Sociedade, irmãos...a gente justifica até a natureza, a vontade de Deus e o agir do seu Espírito. São uma da manhã em Angra dos Reis e está tudo muito quieto apesar do cair da chuva. Muitos não querem que ela caia, mas QUEM sou eu para opinar nos desejos do coração do Senhor?
Essa Palavra tem pano pra muita manga queridos, mas ela despertou ainda mais em mim o desejo que estou trabalhando este ano e não quero parar nunca mais:
Viver com e COMO Jesus.
Porque quanto mais eu entendo a Lei mais eu quero viver pela Fé. O título deste blog, no ano passado, seria "Barco a Vela - Deixando o Espírito soprar" mas eu disse: Não, o meu barco já tem sido soprado em muitas direções. Chegou a hora de arrancar o mastro fora e remar, assim como na imagem.
Estou dizendo aqui que embora você viva sobre a Lei, através do Espírito e debaixo da Promessa você será justificado apenas pela Fé. Que é o que nos leva aos lugares. A Fé nos leva e a Graça nos protege. Pois "se a justiça vem pela Lei, Cristo morreu inutilmente!"

É remando na direção deste alvo que me despeço
- Leo Jansen

1 comentários:

Leo Jansen disse...

Seu comentário é importante pois quero muito fazer um "Lei X Fé Parte 2" vamos debater sobre esse assunto?
^^

Postar um comentário